maio 10, 2024
Ambiente de trabalho ideal pode ser um escritório com jeito de casa
Feiras de móveis pelo mundo tem apontado que o ambiente de trabalho ideal é o que se parece muito com o bem-estar que temos em casa.
A funcionalidade esperada em um escritório aliada ao aconchego que se busca ter em casa. Essa pode ser uma das definições para o que se considera atualmente o ambiente de trabalho ideal.
O movimento de deixar o escritório cada vez mais com "cara de casa" vem ganhando força nos últimos anos.
Prova é que o Salone del Mobile (Salão do Móvel), realizado em Milão, Itália, e considerado o principal evento internacional da indústria do design, tem dado bastante destaque ao tema.
Na última edição, a 62ª, realizada em abril de 2024, várias empresas apresentaram conceitos, design e produtos que mesclam o jeito gostoso e intimista de uma casa com o ar colaborativo e produtivo de um escritório.
Móveis com funções variadas, despojados, informais e que privilegiam a integração e colaboração de forma divertida entre os funcionários são alguns dos exemplos.
Paisagismo "acolhedor" e cores vibrantes também estão no cardápio de soluções sugeridas no salão para os escritórios.
Neste artigo, vamos abordar outras características do ambiente de trabalho ideal e mostrar que já estão no mercado ótimas opções em mobiliário que tornam o escritório uma extensão do lar.
Continue acompanhando.
O movimento que leva o ambiente de trabalho ideal a se parecer com o ambiente de casa
Se os escritórios sempre foram vistos como espaços funcionais, com foco na produtividade dos colaboradores – e em alguns casos até em detrimento do bem-estar deles -, essa realidade vem mudando nos últimos anos, sobretudo com as consequências do pós-pandemia de Covid.
Com as limitações de circulação, muitas empresas passaram a oferecer aos funcionários a possibilidade de trabalharem no sistema home office, movimento que, em certo grau, já vinha ganhando força antes mesmo da pandemia.
Este cenário levou colaboradores e profissionais autônomos a se conscientizarem de que havia mais diversão, aconchego e até liberdade no estilo de trabalhar em casa em relação ao sistema convencional.
Apesar de algumas empresas e seus empregados se "acertarem" quanto à continuidade do trabalho remoto no pós-pandemia, a verdade é que a maioria absoluta dos profissionais está de volta aos escritórios.
Porém, o período de atividades no conforto do lar evidenciou aos colaboradores o quão sisudo, desconfortável e inimigo do bem-estar era, e ainda é, boa parte dos ambientes de trabalho pelo Brasil e mundo afora.
Diante disso, as corporações mais antenadas com as mudanças globais já se adiantaram e passaram a oferecer condições para que o trabalhador exerça sua função unindo produtividade e bem-estar.
Se antes esse cenário continha apenas companhias com estilos mais descolados, como big techs, agências de publicidade e de marketing, entre outras, hoje já se vê empresas de setores mais tradicionais de mercado aderindo ao escritório que parece casa.
O objetivo é valorizar os funcionários, gerando recursos para melhor saúde física e mental. Claro, também há o viés de que colaborador feliz produz mais e melhor.
Outro fator é que, além de ajudar a reter talentos, a oferta de ambiente de trabalho parecido com o de casa contribui para a atração de profissionais, sobretudo os jovens, mais acostumados a jornadas de trabalho flexíveis e acolhedoras.
Como é o escritório com cara de casa
A abordagem do design de interiores para os escritórios que se parecem com casa incorpora elementos como mobiliário confortável, cores quentes, iluminação suave, texturas agradáveis, paisagismo e áreas de lazer e descanso.
O objetivo é criar um ambiente de trabalho onde os funcionários se sintam um pouco como se estivessem em suas próprias casas, promovendo um senso de pertencimento.
Um exemplo são as chamadas salas de descompressão. Se surgiram como espaços lúdicos, "afastados" do ambiente de trabalho em si, hoje essas salas estão fundidas a todo o escritório.
Não são apenas para "descompressão", e sim como parte do conforto e aconchego proporcionados aos colaboradores em todos os momentos em que estão no trabalho.
Móveis que combinam estilo e conforto, como sofás macios e em couro; cadeiras ergonômicas que se assemelham a poltronas; cadeiras com o toque natural de bases em madeira; mobiliário com paleta de cores em tons quentes e neutros, que convidam ao relaxamento e à concentração, são alguns dos elementos que os escritórios utilizam para gerar ambiente de trabalho aconchegante.
Plantas, arte nas paredes, tapetes confortáveis e estantes de livros adicionam um toque pessoal, além de promovem uma sensação de se trabalhar em casa, estimulando o bem-estar.
Opções da Funcional Móveis para o ambiente de trabalho ideal
Os conceitos apresentados no Salão do Móvel de Milão para deixar o escritório com cara de casa estão presentes em alguns dos produtos que a Funcional Móveis já oferece ao mercado.
Exemplo são as estantes da linha SoHo, que são abertas e com poucas portas. Isso é proposital porque o objetivo principal não é a guarda de objetos, e sim a função mais decorativa.
Os espaços colaborativos mais humanizados e flexíveis, vistos no Salão do Móvel de Milão, podem ser compostos com itens como os pufes da linha Fun, peças-chave para deixar o escritório com jeitão de lar.
Criativos e divertidos, esses pufes levam aos escritórios cores em tons elegantes, mostrando que o ambiente de trabalho pode ter mais vida, fugindo dos tradicionais preto, cinza e marrom.
As cores, aliás, já há alguns anos ganham cada vez mais importância não só como elemento estético. Seus efeitos de cromoterapia influenciam diretamente na saúde, amenizando cansaço e gerando motivação.
No mesmo propósito dos pufes da linha Fun, estão as poltronas da linha Wave, ideais para espaços de recepção, lounges, colaborativos, descompressão e diretoria.
No entanto, as formas descontraídas e anatômicas para o conforto de quem senta, dão às poltronas Wave o caráter de produto para ser usado também em casa.
A Funcional Móveis tem ainda nesse mesmo conceito os sofás com pé em madeira da linha Hygge. Palavra de origem dinamarquesa, Hygge quer dizer bem-estar, acolhimento e conforto.
Não por acaso, o produto foi cuidadosamente pensado para criar uma atmosfera intimista, o que faz dele uma peça igualmente indicada para casa e escritório.
Integração no ambiente de trabalho ideal
O Salão do Móvel de Milão também reforçou a importância das empresas terem ambientes versáteis, que se transformam para as mais variadas necessidades ao longo do dia.
Nesse contexto, o mobiliário deve possibilitar a rápida reconfiguração de layout para facilitar a integração das pessoas em determinadas atividades.
A tarefa fica mais assertiva quando as peças são fabricadas já prevendo possibilidades de combinação entre elas nas mais diferentes configurações.
Na Funcional Móveis, isso fica evidente em várias linhas, principalmente na Versatile, vencedora do Prêmio Nacional de Gestão do Design, da Confederação Nacional das Indústrias (CNI). A premiação confirma o propósito da linha de ser versátil de acordo com seu tempo.
Mesas de trabalho, mesas de reunião, armários, aparadores, balcões, entre outros itens, se harmonizam em encaixes, acabamento e cores.
Essa versatilidade é uma das grandes vantagens em relação a móveis de marcenaria, por exemplo, que "engessam" o ambiente pela dificuldade de aproveitamento em várias configurações.
Outro aspecto da versatilidade do móvel é a de ter várias funções. É o caso de armários da linha Level, da Funcional Móveis, que têm bandeja metálica para colocação de vasos.
Desta forma, o móvel se torna praticamente uma floreira, contribuindo para composições paisagísticas que tornam os ambientes de trabalho mais naturais,
Importância de assessoria técnica na construção do ambiente de trabalho ideal
Independentemente do que os grandes eventos do mundo do mobiliário corporativo e do design, como o Salão do Móvel de Milão, apontam como conceitos e tendências, as chances de acertar na escolha das peças aumentam significativamente com o apoio de especialistas.
Se o comprador puder ou tiver interesse em um resultado melhor, uma opção é contratar profissional de arquitetura, decoração ou design de interiores.
No entanto, lojas que prezam pela qualidade dos seus produtos e por ótimo atendimento, como as próprias lojas da Funcional Móveis, mantêm em seu quadro consultores de vendas capacitados para auxiliar o comprador a fazer a melhor escolha.
Portanto, sempre avalie se a loja em que pretende comprar o mobiliário conta com profissionais para assessorar você. Isso faz toda diferença entre uma compra assertiva e uma que pode lhe trazer prejuízos e aborrecimentos.
Para mais informações sobre mobiliário corporativo, fale direto com nossos consultores pelo WhatsApp. É só tocar neste link.
Conteúdos relacionados