novembro 12, 2015
7 dicas de como escolher a cadeira de escritório ideal
Tão importante quanto o colchão ideal em que dormimos, a cadeira de escritório que usamos deve ser ergonômica e de muita qualidade.
Somos muito exigentes na hora de comprar um colchão, mas o mesmo deve valer para a cadeira, afinal podemos passar mais tempo nela do que na cama. Nesse post você verá 7 dicas de como escolher a cadeira de escritório ideal.
Cadeiras adequadas são importantes não só para o conforto do usuário, mas também para a saúde. Tamanhos mal dimensionados e falta de regulagens podem causar problemas na coluna, ombros, pescoço e braços, que geralmente ocasionam afastamentos no trabalho.
Mas como escolher a cadeira de escritório ideal em meio a tantas opções?
A Funcional Mobiliário Corporativo conta com uma vasta linha de cadeiras, indicadas para todos os tipos de usuários. Todas elas são produzidas com base nos mais rigorosos padrões de ergonomia e de qualidade.
Por isso, criamos este guia com 7 dicas para ajudar como escolher a cadeira de escritório ideal.
1 - Perfil de usuário e ambiente
Antes de mais nada, analise o perfil do usuário e o ambiente. Há modelos de cadeiras para postos operacionais, interlocutores, atendentes, telemarketing, gerentes, diretores e presidentes e cada um tem as suas particularidades e características de utilização.
Um detalhe importante é escolher cadeiras giratórias com os rodízios certos para o tipo de piso do ambiente.
Os rodízios com banda de rolagem em PU são os adequados para os pisos frios, cerâmicos ou em madeira, pois evitam riscos e são mais silenciosos. Salas com carpete ou tapete precisam de rodízios em nylon, onde as cadeiras deslizam melhor.
2 - Ergonomia para uma cadeira de escritório ideal
É essencial verificar a ergonomia dos modelos em função do seu uso. Nos casos de muito tempo sentado, as regulagens oferecidas devem permitir a perfeita posição de braços e pernas.
Basicamente, os joelhos precisam formar ângulo de 90 graus com a cintura e os pés devem ficar totalmente apoiados no chão. Os antebraços precisam estar apoiados nos braços da cadeira de forma confortável, facilitando a digitação sem que os punhos fiquem tensos.
3 - Qualidade dos componentes
Esta parte merece atenção especial. Como em qualquer produto que compramos, as cadeiras podem ser de boa ou má qualidade. Não se deixe levar pela aparência apenas.
É importantíssimo observar a robustez dos componentes, peso e espessuras das chapas de metais usadas. Sente, experimente. Force o encosto da cadeira enquanto travado para avaliar sua resistência. Observe se a base da cadeira giratória (peça onde são fixados os rodízios) tem nervuras de reforço na injeção plástica ou no alumínio, se tem um tamanho que dê estabilidade para a cadeira e se não cede facilmente ao usá-la.
Cheque e compare os mecanismos de regulagens das cadeiras. Poltronas maiores com recline (relax), opte pelos mecanismos mais robustos para maior durabilidade, estabilidade e conforto da sua cadeira. Mecanismos de relax em chapa de aço fina podem ceder e deixar a cadeira torta ou com mal funcionamento do recurso.
Para as cadeiras operacionais com mecanismos com regulagem independente de inclinação de encosto e de assento, também deve ser feito o teste de travar os componentes em diferentes pontos e testar se os dispositivos não cedem e funcionam adequadamente.
Avalie também cadeiras e poltronas com encosto em tela, com apoio lombar e com apoio lombar com regulagem de altura, esta permite a adaptação e conforto dos usuários com suas diferentes estaturas.
É fundamental a escolha de um modelo que seja confortável a você e que atenda as normas de ergonomia.
Preste atenção na qualidade das espumas das cadeiras, não somente o conforto, mas também sua resiliência, ou seja, o quanto ela retorna à forma original após a aplicação de carga sobre ela. Faça um teste pressionando fortemente a ponta do dedo na espuma e após o quanto a espuma volta ao normal.
4 - Qualidade do acabamento
Confie nos seus olhos e faça valer a primeira impressão causada. Você deve gostar do que vê, mas verifique também acabamento das peças plásticas, costuras, pintura e fixação dos componentes.
5 - Regulagens de uma cadeira de escritório ideal
Existem cadeiras com diferentes tipos de regulagens.
Uma cadeira modelo diretor ou presidente pode ter o mecanismo tipo Relax, que reclina o encosto e ainda pode ser ajustada esta pressão de recline, deixando o movimento mais suave ou mais firme, dependendo do peso do usuário. Opte pela versão de recline.
Uma cadeira operacional pode ter o mecanismo Assyncron, que permite o posicionamento da inclinação do assento e do encosto de forma independente, além da altura independente do encosto.
Os braços com regulagem de altura são ideais para cadeiras de escritório e operacionais com necessidade de maior ergonomia. Além da altura, você pode optar por braços também com regulagem de afastamento longitudinal, os chamados braços 2D, e de rotação, os braços 3D.
De acordo com o perfil dos usuários, do tempo que vai passar na cadeira e das movimentações que precisa fazer para executar suas tarefas, a equipe da Funcional orienta quais regulagens são importantes para o conforto e saúde.
6 - Preço
Um dos erros mais comuns da escolha da cadeira de escritório é levar em conta apenas o preço, ou seja, optar pela mais barata. Mesmo parecendo confiáveis, em geral cadeiras baratas não oferecem conforto e durabilidade adequados. Podem quebrar rapidamente, o que vai causar transtornos e prejuízos. Uma cadeira de boa qualidade vai durar muitos anos, garantindo bem-estar aos usuários e economia para a empresa.
Muitas cadeiras baratas de escritório se quebram já no período de garantia de 3 meses exigido por lei ou, fora deste período, precisam de algum conserto e o cliente não consegue peças de reposição, mesmo estando disposto a pagar por elas.
Ao avaliar preço do produto, cheque também se a empresa fornece assistência técnica pós-venda. Muitas cadeiras no Brasil que são importadas da China, por exemplo, são vendidas apenas completas. Uma peça quebrada pode significar a necessidade de comprar uma nova cadeira. O barato pode sair caro.
7 – Teste e comprove as informações de uma cadeira de escritório ideal
Mesmo que a cadeira não seja para quem a está comprando, teste o produto numa loja loja. O comprador deve sentar-se, ficar por alguns minutos, mexer nas regulagens possíveis, simular condições de utilização no ambiente de trabalho, verificar a ergonomia, a qualidade dos componentes e do acabamento e o conforto. Repita o teste várias vezes. Pergunte tudo sobre o modelo desejado e não se contente com respostas vazias do vendedor. Se não estiver seguro, não compre.
Levando em conta essas 7 dicas, é muito provável que terá escolhido a cadeira de escritório ideal. A Funcional Mobiliário Corporativo fica à disposição para ajudar na melhor escolha.
Acesse nosso
Whatsapp para saber mais e faça já sua compra.
Cadeira - Staff Sigma Cadeira - Vibe Staff Cadeira - Contatto
Invista na qualidade do seu tempo e da sua empresa!
Saiba Mais:
Conteúdos relacionados