maio 11, 2022
Cadeira de escritório giratória ou fixa: como saber qual é a mais indicada?
Em home office ou na empresa, quem preza por bem-estar não abre mão de uma boa cadeira de escritório. Porém, na hora da compra pode surgir a dúvida: cadeira de escritório giratória ou fixa? Como saber qual é a mais indicada?
Ambas, se tiverem qualidade, cumprem muito bem a função de acomodar o colaborador com conforto e ergonomia.
No entanto, a característica da atividade exercida pelo usuário é que dita qual modelo é mais adequado.
É sobre isso que tratamos neste artigo.
Muito mais do que um mero objeto para se sentar
A cadeira de escritório sempre teve papel de destaque nas culturas antigas, sendo até símbolo de status.
Segundo historiadores, o imperador romano Júlio César levava a sua cadeira dourada em viagens, ao lado de sua coroa e outros objetos de valor.
Um pouco da história das cadeiras você encontra neste artigo aqui.
O fato é que, acompanhando a evolução dos sistemas de trabalho e da tecnologia, as cadeiras para escritório ganharam papel importante na composição do mobiliário corporativo.
Isso se deu principalmente pela constatação de que quanto mais a cadeira era apropriada à realização da atividade profissional, mais e melhor o colaborador produzia.
Além disso, o colaborador se sente mais satisfeito, o que contribui para a retenção de talentos na empresa.
Hoje, os fabricantes de cadeiras de escritório de tradição no mercado têm equipes de designers e de desenvolvimento de produtos para criarem modelos cada vez mais funcionais.
São cadeiras concebidas sobretudo com rígidos critérios de ergonomia e bem-estar.
As características da cadeira de escritório giratória e fixa
A cadeira de escritório giratória é aquela com uma base de cinco apoios, também chamada base de cinco patas.
Normalmente disponível com rodinhas, mas é possível optar por comprar com sapatas fixas.
Ela pode girar livremente sobre o seu eixo.
Entre as giratórias, há as mais básicas, com pouca ou nenhuma possibilidade de ajustes, e as mais completas, com ajustes variados na altura do assento por meio de um pistão e ajustes no encosto, braços e apoio de cabeça.
Já as fixas podem ter pés de quatro apoios, modelo trapezoidal ou esqui, esta última com balanço.
Algumas delas oferecem possibilidade de ajuste independente de altura do encosto.
Podem contar ou não com braços, reguláveis ou fixos.
Ambos modelos podem ser configurados com boas opções de revestimento e de acolchoamento do assento, encosto e no apoio para os braços.
Porém, materiais nobres, como couro, costumam ser empregados nos modelos giratórios de valor agregado maior, como as cadeiras presidente e diretor.
O que levar em conta na escolha?
Além da questão de status e maior conforto, basicamente o que deve contar na escolha da cadeira de escritório, fixa ou giratória, para o bem-estar e produtividade do colaborador são as características de sua atividade no dia a dia.
Por exemplo, pessoas que exercem trabalho perante uma mesa, sem a necessidade de pegar objetos ao lado ou sem ter que se levantar a todo momento, podem ficar bem acomodadas em uma cadeira fixa.
Os modelos fixos também são indicados para as pessoas as quais você recebe em seu escritório, para salas de espera, reuniões, treinamentos, convenções e para plateias de eventos.
Eles têm a vantagem de menor custo de aquisição e de maior organização.
Já a cadeira de escritório giratória é apropriada para todas as situações em que o usuário precisa se movimentar com frequência.
São os casos de ter que girar para pegar objetos aos lados, ter que se afastar na mesa e ter que se levantar constantemente.
Além disso, é mais apropriada por questões de ergonomia, pois uma pessoa sentada por muitas horas seguida precisa alterar sua posição, o que é fácil de resolver com os ajustes presentes nos modelos giratórios.
Importante salientar que, mais do que o conforto proporcionado, o mecanismo de giro evita que o usuário tenha que “torcer” repetitivamente o tronco, ajudando na prevenção de problemas de coluna e pescoço.
De quem comprar? Fixa ou giratória? Testar a cadeira de escritório aumenta a chance de acertar na decisão
A melhor decisão sobre qual modelo comprar certamente se dará após testes em diversas opções.
Se o comprador é o próprio usuário, esta tarefa fica mais fácil, pois ele mesmo vai chegar à conclusão de qual alternativa lhe apresentou melhor conforto e bem-estar.
Em outras palavras, é o próprio corpo que define qual é a melhor a cadeira: é sentar e escolher.
Se a aquisição está sendo feita por algum gestor de empresa, é preciso levar em conta o perfil dos usuários, uma vez que normalmente pessoas com biotipos diferentes utilizam a mesma cadeira.
Se possível, leve uma amostra para os colaboradores testarem o conforto e a qualidade.
Pense bem: você gostaria que outra pessoa escolhesse para você um colchão em que vai passar oito horas do seu dia, todos os dias?
É provável que não.
Então, o mesmo raciocínio vale para a cadeira que você compra para outra pessoa usar.
Na situação de aquisição para equipes de trabalho, é imprescindível uma análise criteriosa de todas as soluções que a cadeira de escritório apresenta em termos de ajustes.
E essa análise deve obrigatoriamente ser feita sentando na cadeira e testando as posições e regulagens de assento, encosto, apoio de cabeça e braços.
Verifique o quão fácil ou difícil é alternar as posições e se elas se mantêm a cada novo ajuste.
A qualidade dos componentes, como as rodinhas, pistão de regulagem de altura e robustez dos mecanismos de regulagens, também deve ser observada com muita atenção.
Em geral, rodinhas de segunda linha, por exemplo, costumam emperrar, fazer rangidos, quebrar ou serem inadequadas ao tipo de piso da sala, provocando riscos ou excesso de barulho.
Aproveite para avaliar a qualidade dos materiais de revestimento.
Avalie criteriosamente quem é o fabricante da cadeira
Outro ponto que ajuda a fazer uma boa compra é optar por cadeiras de fabricantes de tradição no mercado, de preferência que sejam do Brasil.
Melhor ainda é comprar em lojas do próprio fabricante ou de empresas credenciadas para revender os produtos dele.
Analise: você compraria em um supermercado um tênis de marca desconhecida para melhorar a sua performance na corrida? É provável que não.
Então não faz sentido ir a um supermercado comprar uma cadeira de escritório sem marca e sem garantia.
Marcas que confiam nos produtos que vendem costumam dar garantia de cinco anos.
E não se deixe empolgar pelos preços baixos.
Cadeiras de escritório desenvolvidas com atributos de design, ergonomia e qualidade dos componentes dificilmente vão custar metade do preço do que a média praticada pelos bons fabricantes.
Opções de cadeira de escritório giratória ou fixa
Agora que você sabe as diferenças e indicações de uso das cadeiras de escritório giratórias e fixas, conheça algumas das ótimas opções que a Funcional Móveis oferece ao mercado.
GIRATÓRIAS
Labore Mesh sem braços
Vibe Staff com braços
Gift com mecanismo relax e braços com oito regulagens
Contatto com mecanismo relax e braços reguláveis
Dom com assento e encosto em tela mesh Hi-Elastic e total de 10 regulagens
FIXAS
Vibe Staff Fixa
Gift Fixa com braços
Traço com braços e prancheta escamoteável
Poltrona Imagem com pés madeira
Cadeiras Convenções Plus
Conclusão
Tanto cadeiras de escritório giratórias como as fixas podem atender as necessidades de diversos tipos de usuários.
A melhor compra, no entanto, se dá quando observadas as necessidades de quem vai ficar sentado na cadeira durante a atividade profissional.
E você pode aumentar significativamente a segurança de uma boa compra se optar por modelos de fabricantes consolidados no mercado.
A Funcional Móveis tem 30 anos de tradição na fabricação e venda de mobiliário corporativo, incluindo cadeiras para todos os perfis de usuários e de empresas.
Se quiser mais informações sobre a melhor cadeira para a sua necessidade e sobre mobiliário corporativo em geral, fale com nossos consultores diretamente pelo WhatsApp.
Conteúdos relacionados