junho 06, 2022
7 passos para sucesso ao abrir loja de móveis para escritório
Abrir loja de móveis para escritório é uma das boas opções de negócio por se tratar de um setor que mantém estabilidade ao longo dos anos.
Esta estabilidade é fruto da característica de ser um mercado que vai bem no B2B (venda para empresas) e no B2C (venda para o consumidor final, pessoa física), mesmo com oscilações na economia.
Durante a pandemia, por exemplo, diminuíram as vendas de móveis para as empresas, mas aumentaram para o consumidor que trabalha em casa.
E você pode ter ainda mais probabilidade de sucesso neste ramo se alguns passos importantes forem levados em conta.
Veja abaixo esses passos.
1 – Pronto para empreender e abrir loja uma de móveis para escritório?
Muita gente acredita que ser dono do próprio negócio significa trabalhar menos e ganhar mais, o que não é bem assim. Em geral, os ganhos são melhores, mas para chegar a este patamar o empreendedor precisa se dedicar muito. Por dedicação entenda-se muitas horas de envolvimento com a atividade, o que engloba planejamento, gestão, inovação e aperfeiçoamentos constantes. Pelo menos no início, coloque na agenda que alguns feriados e fins de semana poderão ser de trabalho e dedicação. E já planeje usar parte das horas em que não estará na empresa para aprimorar seus conhecimentos estudando sobre a área em que deseja empreender. Quanto mais você souber do seu mercado e aplicar esse conhecimento, maiores serão as chances de obter os resultados que deseja. É muito provável que as horas diárias do seu trabalho atual vão se repetir ou aumentar, mas os desafios pessoais e resultados como empreendedor podem ser muito recompensadores.2 – Reflita sobre sua aptidão para este mercado
É hora de avaliar se você tem jeito para ser um comerciante e abrir loja de móveis para escritório. O sucesso para um empreendedor no mercado de mobiliário corporativo não depende de uma paixão pelo segmento ou de grande conhecimento. Nem é indispensável que para atuar nessa área isso sempre tenha sido um sonho. No entanto, as pedras no caminho serão menores para aqueles que, no mínimo, simpatizam com tudo o que está por trás da atividade de revender mesas, armários, estantes, balcões, gaveteiros, cadeiras etc. E também para quem gosta do mundo do design e da arquitetura e se vê representando uma fábrica de cadeiras e móveis para escritório com soluções às empresas e trabalhadores. Então, a pergunta a ser feita, antes de tudo, é: "por que eu gostaria de ter uma loja ou um canal de vendas especializado em móveis e cadeiras de escritório? Cuidado com respostas rasas, do tipo "porque dá dinheiro", "porque meu amigo trabalha neste ramo e adora", "porque acho que é uma boa", "porque na minha cidade não tem nada nesta área"...3 – Faça um plano de negócios
O plano de negócios é um guia que vai te orientar ao abrir loja de móveis para escritório. Por isso, deve ser elaborado com base em informações concretas, colhidas com análises, pesquisas e dados reais. Um bom plano precisa detalhar aspectos nos campos estratégico, mercadológico, operacional e financeiro, tais como: - Propósito do empreendimento; - Missão, visão e valores; - Recursos financeiros, estruturais e humanos necessários; - Produtos e serviços oferecidos; - Diferenciais; - Abrangência de atuação; - Concorrência; - Público-alvo; - Comportamento de compra do consumidor; - Tendências do mercado; - Sistemas de armazenamento, venda e entrega... - entre outros.4 - Estude as possibilidades de venda
Para empreender como lojista de móveis para escritório é bom conhecer as possibilidades que o setor oferece. A primeira é como revendedor exclusivo de uma marca, ou seja, você recebe a concessão para revender em uma região determinada todas as linhas de móveis que o fabricante oferece. Neste modelo, não pode trabalhar com outras marcas conflitantes com os produtos do fornecedor principal. Entre as vantagens, está a de receber suporte na gestão do negócio, como apoio na divulgação, e de sempre estar com as linhas atualizadas para oferecer ao público. Outra opção é ser franqueado, que é semelhante à modalidade de concessão de marca. A diferença é que na franquia normalmente você paga royalties e tem obrigações a seguir no ponto de venda. Você também pode ser revendedor multimarcas. Neste caso, escolhe vários fornecedores de móveis de escritório e opta por produtos de cada um que melhor julgar ter potencial de venda. Nestas três modalidades, geralmente o empreendedor vai trabalhar com uma loja, tendo um showroom para apresentar os produtos aos clientes. Existe ainda a opção de ser um representante comercial, o que dispensa a necessidade de ter uma loja completa. O representante pode ter um pequeno showroom ou demonstrar os itens com os quais trabalha por meio de materiais impressos e digitais. Todas essas opções para se trabalhar com mobiliário corporativo tem prós e contras. Por isso, o ideal é se aprofundar em cada uma delas, de preferência tratando diretamente com o fabricante. Importante ressaltar que a definição de qual modelo deve passar principalmente pela avaliação do seu mercado e concorrência local e por sua capacidade de investimento para que não comece a trabalhar na área sem ter um capital de giro suficiente para fazer o negócio deslanchar.5 – Seja criterioso com os parceiros comerciais ao abrir loja de móveis para escritório
Independentemente do meio de venda escolhido para trabalhar com o mobiliário corporativo, as chances de sucesso serão bem maiores se avaliar com critérios rígidos quem será o fornecedor dos móveis. Na conversa direta com o fabricante, em pesquisas na internet e pedindo indicações, você consegue avaliar: - Tradição; - Idoneidade; - Responsabilidade; - Valores; - Respeito aos clientes; - Comprometimento com os resultados dos parceiros; - Inovação e qualidade dos produtos; - Suporte técnico e comercial. Não tenha pressa para escolher o fornecedor de mobiliário corporativo e só tome a decisão depois de estar seguro de contar com um parceiro que realmente estará comprometido com o sucesso da parceria.6 – Não se empolgue demais e trabalhe com otimismo ao abrir sua loja de móveis para escritório
Quem monta um negócio próprio obviamente espera por resultados financeiros. O problema é não saber alinhar as expectativas corretamente. Qualquer empreendimento tem o seu tempo de maturação e no ramo de mobiliário corporativo não é diferente. Por isso, uma boa pesquisa sobre o setor, indicada nos passos anteriores, e o estreitamento com o seu parceiro comercial serão imprescindíveis para que a realidade do dia a dia não o estimule demais e nem de menos. É comum o sucesso repentino causar um certo relaxamento com o planejamento inicial, fazendo o empreendedor tomar decisões baseadas na empolgação e não na análise fria do cenário. É nessa hora que surgem investimentos precipitados em estoque, ampliação do espaço comercial, abertura de novas lojas etc. Pior ainda quando o empreendedor se deslumbra e começa a fazer gordas retiradas da empresa para projetos pessoais. Mesmo que tudo vá muito bem logo nos primeiros meses, mantenha-se fiel ao que foi planejado. Vá fazendo uma reserva para, na hora certa e com segurança, dar o próximo passo para o crescimento da empresa. Por outro lado, se os resultados iniciais vão aquém da expectativa, não é motivo para medidas extremas, como relaxar no atendimento, diminuir a qualidade dos produtos oferecidos, fazer empréstimos a juros exorbitantes etc. O melhor é conversar com os parceiros comerciais para rever contratos, negociar com cautela eventuais dívidas contraídas junto a terceiros, reavaliar estratégias de vendas etc.7 - Esteja sempre atento às mudanças locais e globais
Uma simples obra no seu bairro ou um problema econômico na China podem ser decisivos para a saúde do seu negócio. O empreendedor que almeja o sucesso precisa estar ligado ao que acontece no mundo num todo, abrangendo economia, política, tendências do setor, conflitos, pandemias etc. Assim, ao menor sinal de mudança, ele consegue se antecipar para criar estratégias de proteção ao seu negócio ou para aproveitar oportunidades. Quer exemplo? Vendedores de produtos e serviços para casa foram os que mais ganharam durante a pandemia, principalmente aqueles que passaram a usar rapidamente estratégias de vendas com o apelo de que seria necessário passar um tempo em isolamento. Da mesma forma, lojistas que são ágeis aproveitam uma obra no bairro que vai mexer com o trânsito e gerar mais fluxo de pessoas em frente ao seu ponto comercial. É uma boa hora, por exemplo, para intensificar materiais de divulgação com foco em quem passa na rua. Por isso, fique antenado ao que acontece na sua cidade e globalmente. Aproveite que a internet trouxe o mundo para a palma da mão e procure sempre se informar e analisar os fatos que possam impactar o seu negócio de móveis para escritório. Saiba mais sobre como abrir loja de móveis para escritório. Fale diretamente com nossos consultores pelo Whatsapp.Conteúdos relacionados